EDITORIAL – RUMO AO FUTURO

Estimados Associados

Em 2021 e 2022, decorrem as comemorações do 60º aniversário da ANIECA, de que o XVI Congresso é um dos atos públicos evocativos de maior relevância.

Fundada em 10 de agosto de 1960 como Grémio dos Industriais do Ensino de Condução Automóvel, extintos os organismos corporativos com a revolução de 25 de abril de 1974, constituiu-se em Associação. Na revisão dos Estatutos de 2018, adotou a atual designação de ANIECA – Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel.

Decorridos mais de 60 anos de atividade, ANIECA mantém integral fidelidade ao cumprimento da missão originalmente definida: defesa dos legítimos direitos e interesses dos Associados, formação profissional dos profissionais do ensino da condução, representação dos Associados junto da Administração Pública e de outras entidades públicas e privadas incluindo organizações sindicais, incentivo à solidariedade profissional no setor e prestação de informação jurídica, técnica e fiscal de interesse para a atividade das escolas de condução.

Nos períodos de 15 de março a 18 de maio de 2020 e de 15 de janeiro de 2021 a 19 de abril, as atividades do ensino da condução e de formação profissional estiveram suspensas devido à situação epidemiológica da COVID-19. As dificuldades de tesouraria das EEEC agravaram-se, muitas escolas de condução estiveram em risco de perda de condições de sustentabilidade económica e o estado de angústia e incerteza dos empresários era constante.

A ANIECA manteve-se solidária com os Associados. Interveio junto do Governo e de outras entidades, estudou atentamente as medidas excecionais de apoio financeiro do Estado e efetuou a sua divulgação, atempadamente e de forma compreensível, tendo em vista a mitigação de prejuízos, transmitir tranquilidade e confiança na retoma da atividade e, ainda, as medidas de proteção e higiene sanitária a observar.

Atingida a meta de 85% da população portuguesa vacinada, o Governo prepara a forma como irá decorrer a terceira e última fase de desconfinamento em Portugal.

A ANIECA congratula-se e felicita os Associados pela atitude responsável e exemplar das escolas de condução, onde não foram assinalados focos da doença COVID-19, pandemia que desde dezembro de 2019 já causou no mundo, pelo menos, 4.706.000 mortes.

A realização do Congresso comemorativo do 60º aniversário da ANIECA no Porto, no dia 16 de outubro de 2021, sob o lema “Renovar, futuro com determinação e coragem”, inicia o recomeço dos eventos associativos, sede de exposições e debate sobre as perspetivas do futuro ensino da condução.

Como no passado e no presente, a Associação cumprirá a sua missão e conta convosco.

O Presidente da Direção

Fernando santos

(Total de Visualizações: 6.302. Visualizações de Hoje 2.)
Comentários e pings encontra-se inactivos.

Comentários inactivos.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.